Diagramas Vê
Diagramas em Vê de Gowin
Os diagramas em vê são ferramentas de descoberta ou investigação propostos por D.B. Gowin para a análise do processo de produção do conhecimento. Pode-se utilizar os diagramas em vê como instrumento de aprendizagem, avaliação ou planejamento. O vê de Gowin ou vê epistemológico propõe cinco questões para a análise de um conhecimento:
1- Qual(is) a(s) questão(ões)-foco?
2- Quais os conceitos chave? (Qual a estrutura conceitual?)
3- Qual(is) o(s) método(s) usado(s) para responder a(s) questão(ões)-foco?(Qual a sequência de passos?)
4- Quais as asserções de conhecimento?(Qual o conhecimento produzido?)
5- Quais as asserções de valor?(Qual o valor do conhecimento produzido?)
Estas são as cinco questões de Gowin, e são o início do desenvolvimento de um diagrama em vê. A forma de vê do diagrama é para melhor visualização entre o domínio teórico e o domínio metodológico da atividade a ser realizada. Abaixo um diagrama em vê modelo.
(Diagrama em vê, disponível no artigo Diagramas em vê e aprendizagem significativa de Marco Antônio Moreira)
Baixe um modelo de diagrama em Vê em word AQUI (.doc).
Estes diagramas, juntamente com os mapas conceituais podem ser utilizados pelos alunos como ferramenta de aprendizagem nas UEPS, e podem ser utilizados pelo professor no processo avaliativo. Os diagramas em vê disponibilizados nas UEPS desta página são planejamentos da atividade, ou seja, planejamentos da própria sequência didática.
Para saber mais à respeito dos Diagramas em Vê sugerimos a leitura do artigo Diagramas em vê e aprendizagem significativa de Marco Antônio Moreira.
Rafael Ramos Maciel