Sequências didáticas – UEPS Astronomia e Física

Sequencias Didáticas Disponíveis:

Notação Científica – Física – Estudo da Notação Científica e Ordem de Grandeza utilizando uma escala do Sistema Solar como Organizador Prévio. 

Efeito Doppler – Física – Planetas extrassolares: detecção pelo método de velocidades radiais, efeito Doppler.

A cor das estrelas – Física – Estudo da Relação entre a temperatura e a cor dos objetos que irradiam.

Para acessar mais aulas clique aqui —-> Mais Aulas<——.


O que é uma UEPS?

 

    UEPS são sequências didáticas fundamentadas na teoria da aprendizagem significativa. Propostas por Marco Antônio Moreira, elas tem o intuito de estimular a pesquisa aplicada em educação e incentivar a prática do uso de teorias de aprendizagem. Para saber mais a respeito acesse o artigo completo do professor Moreira em PDF.

Apresentação do Artigo em Slides. —>SLIDES<—

 


 

Por que aprendizagem significativa?

 

     A aprendizagem mecânica é aquela onde há memorização sem significado, na linguagem escolar é a famosa “decoreba”, o novo conhecimento não se relaciona com o que o aluno já sabe, é utilizada para ser reproduzida em curto prazo e podem facilmente ser esquecidas. Já a aprendizagem significativa é aquela onde o aprendiz relaciona o novo conhecimento com os que ele já sabe, transformando sua estrutura cognitiva e possibilitando que ele aplique este novo conhecimento a novas situações problema. Este conhecimento é não arbitrário, não literal e pode ser transferido. Dificilmente um conceito bem estruturado e relacionado na estrutura cognitiva será esquecido, esse é um dos motivos pelo qual a aprendizagem significativa deve ser levada em consideração.

 


 São disponibilizados os seguinte ítens:

-Aspectos sequenciais da atividade (para saber sobre os aspectos sequenciais acesse UEPS);

– planejamento da atividade em Diagrama Vê;

-Conceitos apresentados na atividade em Mapa Conceitual.