• Ir para o conteúdo 1
  • Ir para o menu 2
  • Ir para a busca 3
  • Ir para o rodapé 4
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
Brasão da UFSC: A parte central do brasão é composta por uma flâmula. Ela é azul na porção superior e amarela na inferior. Sobre o azul, à esquerda, cinco estrelas brancas formam o cruzeiro do sul; à direita, uma faixa branca tem o texto escrito em vermelho: ars et scientia. Centralizada na parte amarela, há uma roda dentada vermelha quebrada na seção inferior. Duas folhas verdes de palma estão encaixadas no eixo da roda. Uma folha pende para o lado direito e a outra para o lado esquerdo. Atrás da flâmula há uma tocha amarela, da qual enxergamos os extremos: acima, com o fogo desenhado em vermelho, e abaixo, a parte inferior do bastão. Do lado esquerdo da flâmula, há um ramo verde de carvalho e do lado direito um ramo verde de louro. A parte inferior do brasão é composta por uma faixa estreita vermelha, escrito em branco: Universidade Federal de Santa Catarina. Abaixo da faixa, escrito em fonte maiúscula azul: UFSC.

Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS

  • Área Restrita Administradores do Site
Menu
Menu de Navegação
    • Início
    • Contato
    • Diagramas Vê
    • Escola
    • Mapas Conceituais
    • Sequências Didáticas – UEPS – Aulas planejadas, outras áreas. »
      • Letramento literário bilíngue concatenado à perspectiva humanizadora em uma unidade de ensino potencialmente significativa (sugestão: 1° ano do Ensino Fundamental).
      • UEPS – Luz e Cores para alunos Surdos – Física – (Sugestão: 2º ano do Ensino Médio)
      • UEPS – Campos Magnéticos Terrestres: Uma proposta didática voltada para alunos surdos e ouvintes – Física – (Sugestão: 3º ano do Ensino Médio)
    • Sequências didáticas – UEPS Astronomia e Física »
      • UEPS – Efeito Doppler – Física – (Sugestão: 2º ano do Ensino Médio).
      • UEPS – Emissão de Kirchoff – Física – (Sugestão 2º anos do Ensino Médio)
      • UEPS – Notação científica – Física – (Sugestão: 1 ano do Ensino Médio)
    • Sobre o projeto
  • Tópicos recentes

    • Quanto tempo temos…
    • Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS
  • Comentários

    • Paginas@UFSC em Unidades de Ensino Potencialmente Significativas – UEPS
  • Arquivos

    • outubro 2015
    • setembro 2015
  • Sequências didáticas – UEPS Astronomia e Física
  • UEPS – Emissão de Kirchoff – Física – (Sugestão 2º anos do Ensino Médio)

UEPS – Emissão de Kirchoff – Física – (Sugestão 2º anos do Ensino Médio)

UEPS: A cor das estrelas – Física

Estudo da Relação entre a temperatura e a cor dos objetos que irradiam.

(Sugestão: 2 ◦ ano do Ensino Médio)

Autor: Rafael Ramos Maciel

Tempo de aplicação estimado em 4 aulas de 45 minutos.

Acesse os aspectos sequencias da aula aqui ————>Temperatura e Cor<—————–

 

Planejamento em Diagrama V:

Diagrama V - temperaturaecor

Conceitos da aula em Mapa Conceitual:

mapa_temperaturaecor

  • Contatos

    Rafael Ramos Maciel
    rafaelturvo@gmail.com

SeTIC
Páginas UFSC
  • Desenvolvido com o CMS de código aberto Wordpress
  • Última atualização do site foi em 26 de novembro 2018 - 9:57:02